Palmas Medical e Santa Thereza proporcionam momentos de carinho e amor aos pacientes com Covid-19 através da Cabine do Abraço

Para levar mais afeto e proporcionar um pouco mais de alento para os pacientes com Covid-19, o Hospital Palmas Medical e Santa Thereza criaram o projeto Cabine do Abraço.

Tudo começou quando a gerente assistencial de dois hospitais, Vivian Zogheib Carqueijo, ficou internada com Covid-19, em dezembro do ano passado. A partir da experiência pessoal, percebeu a solidão e falta dos familiares que pacientes com a doença sentiam durante a internação. “O que mais queria naquele momento era ver alguém, daí após receber alta e ver um tio muito próximo ser internado, comecei a pesquisar o que poderia ser feito para amenizar esse sentimento de solidão dos pacientes e então surgiu a ideia da cabine do abraço”, afirma.

O projeto funciona há dois meses no Palmas Medical e no Hospital Santa Thereza.

A iniciativa funciona através de um plástico envolto numa cabine, a cabine do abraço possibilita a aproximação entre pacientes e seus familiares.

Segundo Vivian, a Cabine do Abraço envolve toda uma equipe multidisciplinar do hospital, desde enfermeiros, fisioterapeutas, médicos e psicólogos. “E com vários braços e várias mãos conseguimos fazer esse projeto funcionar, que envolve amor e muito acolhimento”.

O que é a cabine

A cabine do abraço é uma estrutura feita de plástico e ferro, no formato de uma cabine mesmo, envolta com três alturas para encaixar os braços, possibilitando sentir a pessoa que está do outro lado, sem o contato da pele, impedindo que o vírus seja transmitido.

Além disso, a cabine é higienizada antes do uso de cada familiar, e cada usuário coloca proteção extra de luvas e mangas descartáveis antes de usufruir do abraço.