Hospitais Medical Palmas e Medical Santa Thereza criam programa para colaboradores conhecerem mais o lado pessoal dos pacientes
Para levar mais afeto e aproximar a relação entre internados e colaboradores do Hospital Medical Palmas e Hospital Medical Santa Thereza, os profissionais da saúde agora conhecem um pouco mais sobre os pacientes das Unidades de Terapia (UTI) Intensiva através do Prontuário Afetivo.
O projeto, encabeçado pelos profissionais dos dois hospitais, consiste em reunir na ficha humanizada, informações pessoais sobre o paciente que não incluem dados sobre seu estado de saúde, como artistas e comidas favoritas, nome dos seus familiares mais próximos. Tudo com o objetivo de reforçar que os internados, mesmo sedados ou entubados são pessoas com uma história de vida. O programa foi implantado devido às dificuldades de aproximação dos pacientes com Covid-19 que ficam durante muito tempo nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), sem comunicação até mesmo com a equipe médica.
“Pensamos na humanização do tratamento destas pessoas. O Prontuário Afetivo possui informações, como gosto musical do paciente, assuntos que ele gostaria de ouvir e até mesmo quem são os familiares que esperam sua alta”, completa Vivian Zogheib Carqueijo, gerente assistencial do Medical Palmas e Medical Santa Thereza.
Ainda segundo Vivian, as informações são repassadas por familiares à equipe psicologia dos hospitais durante a ligação de rotina e transcritas em uma folha de papel. “A implementação do prontuário torna a relação paciente-equipe mais próxima e humanizada, além de fazer com que a equipe se identifique e consiga ver que o paciente é o amor da vida de alguém, além de contribuir para o restabelecimento dos internados”, finaliza a gerente assistencial.