O QUE AGENDAR CONSULTAS PARA A CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO?

– Pacientes encaminhados diretamente para a especialidade.

# Pacientes com queixas:

Feridas na boca (lesões de língua, lesões em qualquer localização da cavidade oral )

Feridas ou lesões de Pele: câncer de pele (Pintas que mudaram de aspecto, cor ou tamanho; lesões de pele que não cicatrizam; suspeitas de câncer de pele , ou desejo de retirar as lesões) , lipomas, cistos sebáceos etc.

Nódulos no pescoço: Queixa de “ caroço” no pescoço, linfonodos aumentados, Ultrassonografia ou relato de nódulo na Tireoide.

Rouquidão: queixa de rouquidão persistente, engasgos, tabagistas de longa data, etilistas de longa data.

Tireoide: Controle hormonal – hipertireoidismo, hipotireoidismo. Nódulos em tireoide, Tireoide volumosa.

Dor de garganta: queixa de dores e rouquidão que se confundem podem ser agendadas para investigação.

 

Situações de urgência e emergência

Os traumas cervicais, região também de grande importância devido a concentração de muitas estruturas vitais e de diversos sistemas: cardiovascular, respiratório, digestório, endócrino e sistema nervoso, com mortalidade de 7 a 18%.

Citaremos abaixo causas não traumáticas e traumáticas de urgência e emergência, para melhor entendimento, que frequentemente chegam até o pronto socorro e a equipe de plantão não possui a capacitação adequada, podendo causar graves sequelas no paciente se não for resolvida à tempo e risco de processos para a instituição:

1) Epistaxe: é um sangramento nasal com várias etiologias, desde pico hipertensivo a um trauma nasal. O sangramento quando não controlado por medidas clínicas deve ser avaliado e tratado de urgência por um especialista em cirurgia de cabeça e pescoço ou otorrinolaringologista.

2) Corpo estranho: São variados os locais possíveis do corpo estranho, como ouvido, nariz, cavidade oral, faringe e laringe. Pode- se ter obstrução da via aérea por aspiração de objetos, tanto em adultos como crianças.

Exemplos: aspiração de espinho de peixe e alimentos sólidos e volumosos. No caso de crianças o corpo estranho geralmente é um objeto pequeno em que a criança inocentemente aspira ou engole e coloca no ouvido ou no nariz.

Tanto em crianças como em adultos, o corpo estranho impactado em um orifício da face é uma urgência. Se for associado à obstrução de via aérea é uma emergência (risco de morte) e requer a intervenção imediata para a sua desobstrução ou retirada completa.

Normalmente é necessário um procedimento no pronto socorro ou centro cirúrgico por um especialista, com ou sem o material específico (fibroscópio, laringoscópio flexível ou rígido, laringosuspensor, broncoscopia rígida e otoscópio), para retirada do corpo estranho. É fato que a avaliação deve ser realizada pelos especialistas, aptos para o tratamento da afecção em questão.

3) Traqueostomia / cricotireosdostomia: Procedimento cirúrgico que garante a permeabilidade da via aérea do paciente através de uma abertura direta na traqueia ou laringe (entre a cartilagem tireóide e a cartilagem cricóide) respectivamente.

4) Abscessos periamigdalianos, parafaríngeos e cervicais: são coleções de pus na região da faringe ou região cervical devido à uma complicação de um processo infeccioso ou inflamatório do trato aerodigestivo alto. É uma complicação muito frequente atendidas pelos médicos dos prontos socorros dos hospitais e deve ser drenado por um especialista em caráter de urgência.

5) Sangramentos tumorais na região da cabeça e pescoço: tumores da região da cabeça e do pescoço podem sangrar durante o seu tratamento, seja ele curativo ou paliativo, podendo causar um risco para o paciente e toda a equipe assistencial.

6) Trauma de face: fraturas pode ocorrer em osso da face como maxila, mandíbula, arco zigomático, fronte, ossos nasais etc. São variadas as fraturas nos ossos da face, sendo alguns de abordagem de urgência e outras de emergência. É de extrema importância a avaliação do especialista, para definirem a gravidade e emergência da conduta. Uma conduta emergencial é na fratura de assoalho de órbita, que pode ocorrer perda da visão, por pinçamento do músculo orbitário e nervo óptico. Os especialistas aptos para essa avaliação, são o cirurgião de cabeça e pescoço, otorrino e bucomaxilofacial, sendo que a abordagem cirúrgica pode depender de mais de uma especialidade.

7) Trauma cervical: o trauma cervical pode ser contuso ou perfurante. A etiologia vai desde uma queda da própria altura, exercícios físicos, agressão física, acidentes automobilísticos/motociclístico/ciclístico. Sendo tão variada suas causas, a incidência desses atendimentos no pronto socorro é significativa. A avaliação deve ser imediata, pois apenas os especialistas aptos, podes diferenciar uma urgência de uma emergência.

Exemplos:
a) Hematomas cervicais precisam ser avaliados pois podem envolver lesões graves em grandes vasos cervicais, como artéria carótida ou veia jugular e a conduta é emergencial com risco de morte se não tratado há tempo.
b) Ferimentos corto-contusos: o sangramento pode vir de ramos artérias que necessitam de conduta imediata e urgente. Lesões de nervos cervicais ou em face também pode acarretar urgência.

c) Enfisema subcutâneo: pode ser uma lesão de laringe ou traqueia, que sendo avaliado pelo especialista pode evitar insuficiência respiratório aguda, com obstrução da via aérea.

# Qual a importância do especialista em cirurgia de cabeça e pescoço na emergência?

Para que sejam identificados as urgências e emergências, e quais as condutas necessárias sejam tomadas em tempo hábil, para a preservação principalmente da vida, mas também minimizar sequelas funcionais e estéticas.