Em menos de três anos, o câncer de próstata já matou mais de 40 homens na Capital

Somente neste ano, 77 homens foram diagnosticados com câncer de próstata em Palmas. Já em 2019, durante todo ano, o Estado registrou 85 pacientes com a enfermidade. Nos dois anos, a maior incidência de casos está relacionada a pacientes de 70 a 79 anos. 

Estão inclusos nos casos acima apenas os pacientes que passaram pelo ambulatório de especialidades do Hospital Geral de Palmas (HGP), como porta de entrada do atendimento, ou seja, o número é ainda maior, se levarmos em conta quem buscou ajuda no serviço particular. 
Do ano de 2018 até agora, 46 homens residentes em Palmas já perderam a vida em decorrência do câncer de próstata.
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) aponta que dados do Ministério da Saúde (MS) mostram que em homens, o câncer de próstata representa 29,2% das enfermidades, seguidos dos de cólon e reto (9,1%), pulmão (7,9%), estômago (5,9%) e da cavidade oral (5,0%). O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que de 2020 a 2022, para cada ano, 65.840 casos novos de câncer de próstata podem surgir. O número corresponde, sendo o instituto, a um risco estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil homens.

Para alertar os homens sobre a importância da prevenção anualmente é realizada a campanha Novembro Azul, um movimento mundial que objetiva chamar a atenção para o diagnóstico precoce do câncer de próstata. 

A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

De acordo com o urologista Danillo Maranhão, a próstata é uma glândula masculina que tem forma de uma noz e fica logo abaixo da bexiga e à frente do reto. O órgão envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina é eliminada da bexiga. “Durante o funcionamento da próstata, algumas células podem se desenvolver e multiplicar de forma anormal, provocando o surgimento de um tumor”, explica.

Diagnóstico
O especialista ainda esclarece que o câncer de próstata é comum e bom prognóstico (em sua maioria). Se tratado no início, ele tem cerca de 90% de chance de cura. “A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que os homens, a partir de 45 anos de idade, façam o exame de próstata pelo menos uma vez por ano. Se tiver alguma alteração, o paciente deve fazer essa avaliação com mais frequência”, alerta.

Danillo também enfatiza que o exame é feito quando faz a avaliação para detecção do câncer. “Se tiver algum problema na próstata haverá alteração. No toque, é possível sentir se há algum nódulo na próstata, também é importante realizar o PSA. O ideal é fazer os dois exames. Se tiver a suspeita, faz-se a biópsia, que irá confirmar se há a presença do tumor. O ideal é que essa investigação seja feito anualmente”.

Prevenção
Ele indica que a prevenção pode ser realizada com uma alimentação saudável, exercícios físicos e qualidade de vida. “Porém, infelizmente tem um lado muito importante para ser levado em conta, que é a questão da hereditariedade. Então se teve familiar com câncer, as chances são redobradas”. 

De acordo com o urologista, a avaliação é indicada a partir dos 45 anos. “O grande problema é que o homem deixa para de ir ao médico só quando percebe alguma alteração. Então a campanha Novembro Azul é justamente para conscientizar as pessoas sobre os cuidados, sobre a necessidade desse diagnóstico precoce”, indica.