Mãozinhas do amor levam afeto e alento aos pacientes internados com Covid-19 nos Hospitais Palmas Medical e Santa Thereza
Luvas de látex quentes imitam toque humano para pacientes infectados com o novo coronavírus
Duas luvas cirúrgicas de látex, água e muito carinho. Com essa receita, a equipe de enfermagem e demais profissionais dos Hospitais Palmas Medical e Santa Thereza tem proporcionado acolhimento e alento aos pacientes internados com Covid-19, através do “Mãozinhas do Amor”, técnica desenvolvida por duas enfermeiras no Rio de Janeiro.
As luvas são uma imitação do toque humano. Desta forma, a mão do paciente é envolvida com duas luvas cirúrgicas, amarradas uma à outra e preenchidas com água morna.
“A luta contra a Covid-19 é solitária, pois é necessário o isolamento, longe de familiares e entes queridos. Aquecer as mãos dos pacientes traz vários benefícios, além do apoio emocional, acolhimento e o cuidado mais humanizado. O paciente se sente acolhido como se alguém estivesse de mãos dadas com eles. É gratificante observarmos o quanto a ação é benéfica aos internados e familiares”, afirma Vivian Zogheib Carqueijo, Gerente assistencial dos Hospitais Palmas Medical e Santa Thereza.
Emocionada com o poder da ação na vida dos pacientes, a técnica de enfermagem do Palmas Medical, Weulidiane Vieira da Silva- Técnica de Enfermagem conta que o Mãozinhas do Amor é inovador. “Quando eles estão longe dos familiares, essa maõzinha se torna algo que eles podem confiar. Eu sempre falo para o paciente, essa mãozinha vai trazer o conforto e amor”, finaliza.